Quanto mais eu leio mais vejo que ainda estamos distantes de uma Educação de Excelência, ainda estamos longe de fato do verdadeiro respeito às crianças.
Como afirma DRUMOND: "Brincar com as crianças não é perder tempo, é ganhá-lo. Se é triste ver meninos sem escola mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem."
Porém, o que vemos atualmente é um abandono por completo do lúdico em sala de aula. Crianças da Educação Infantil são obrigadas a se "escolarizarem" cada vez mais cedo. É uma prática geral dos educadores em consonância com a cobrança dos pais. Para tentarem resolver dissonâncias cognitivas enchem seus filhos de atividades extras e os exibem como troféus.
Essas crianças, historicamente, perderam seus espaços livres para brincadeiras: há menos praças, com o aumento da violência os pais têm medo de deixá-los brincar livremente. E onde era para ser um espaço livre para o lúdico acontece justamente o contrário, na escola também não há espaço.
ANTUNES (2008) afirma que "Jogos ou brinquedos pedagógicos são desenvolvidos com a intenção explícita de promover uma aprendizagem significativa, estimular a construção de u.m novo conhecimento e, principalmente, despertar o desenvolvimento de uma habilidade operatória."
Se o jogo é tão importante para o desenvolvimento da criança por que então ele não está na formação do professor e, consequentemente, em seu planejamento, a não ser para passar o tempo?
ALMEIDA (2003) diz que "A atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais e sociais superiores, por isso, indispensáveis à prática obrigatória."
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