Jogos de
Escuta: introduzir as crianças na arte de saber ouvir activa,
atenta e analiticamente. Inicia-se com o desafio de ouvir com atenção e, logo
após, avançamos para actividades que exigem que prestem atenção à fala, como
seguir instruções orais.
Olhos abertos – Olhos fechados
As crianças
fecham os olhos e escutam os sons por alguns minutos, depois citam os sons que
tenham ouvido. Passado um espaço de tempo interroga-se o que ouviram.
Ouvido atento
Num ambiente
calmo, as crianças com os olhos fechados, tentam identificar os sons. Por
exemplo:
• Correr pela
sala
• Fechar a porta
• Saltitar
• Bater na
cadeira
• Tocar nas
teclas do computador
• Estalitos com a
boca
• Esfregar os
cabelos
• Mastigar
fazendo barulho
• Pular
• Rasgar papel
• Tossir
• Fazer força
• Arrastar a
cadeira
• Abanar as
chaves
Variações :
a) Identificar os
sons isolamente
b) Explicitar
quais os sons que ouviram e a ordem pela qual ocorreram
c) Produzir uma
serie de três, depois repetir omitindo um dos sons
d) Uma criança
produz um som e os colegas identificam
Ouvidos tapados – Ouvidos destapados
Dividir as
crianças em dois grupos. Um dos grupos fará ruído com o seu corpo,
o outro grupo
tapará e destapará os ouvidos, segundo as indicações:
• Dizer-lhes que
se movam , provocando muito ou pouco ruído
• Ir a até a
porta sem fazer barulho
• Voltar para a
cadeira, fazendo muito barulho
• Levantar-se da
cadeira sem fazer barulho
• Apanhar um
brinquedo sem fazer ruído
• Pedir que as
crianças permaneçam em completo silêncio
Inverter os
papéis e trocar impressões sobre ouvir com os ouvidos tapados ou com os ouvidos
destapados.
Susurrar o nome
Uma criança
dirige-se para outra parte da sala e escolhe o nome de um menino em segredo. A
seguir de olhos vedados. Ouve, o nome de todos os meninos no ouvido, bem
baixinho, ao ouvir o nome escolhido abraça o colega.
Colocar-se num
canto da sala e com voz de cochichar, ir chamando cada criança pelo seu nome:
as crianças deverão levantar a mão, mantendo-se no seu lugar, para indicar que ouviram
o nome
Depois
pronunciar o nome de uma criança, como antes, mas acrescentando uma palavra. A
criança que tiver sido chamada, deverá repetir a palavra ouvida.
Nota: Iniciar-se-á a actividade com uma intensidade de
voz média, para diminuir progressivamente.
Com todas as
crianças sentadas em círculo Uma delas sentada de olhos vedados, no centro
finge que dorme. Uma criança imite um miau…miau e a do centro deve adivinhar de
onde vem o som.
Jogos de Rima: desenvolver a
atenção das crianças para os sons das palavras.
Rimas
Estimular o
gosto por ouvir poesia, canções, trava-línguas, etc.
Ler os poemas
com ritmo e sublinhando bem as rimas.
Ler os poemas e
as crianças identificam as “palavras mágicas”.
Que se passa nesta sala?
Formam-se dois grupos de crianças na sala.
Coro 1: Que se passa nesta sala?
Coro 2 : Um elefante esta dentro da mala
Que se passa no quintal?
Vi um gorila no estendal
Que se passa nesta escola?
Os postes estão a jogar à bola
Que se passa no jardim?
O lago faz trim trim
O que se passa na banheira?
O cão lava a coleira
Que se passa nesta sala?
Não sei, mas ninguém se cala.
“Este avião
está carregado…”
Sentadas no
chão, inicie o jogo: “Este avião está carregado de melão” . Atire a bola para
uma criança que deverá pensar em outra carga, que poderá levar o avião, que
rime com melão.
Se sentirem
dificuldades , faça uma revisão de rimas possíveis com as crianças antes de dar
ínicio ao jogo: sabão, pão, cão e esfregão.
Livro das rimas
Construção do
livro das rimas: utlize imagens de revistas e em grupo as crianças dedicam cada
página a um determinado som final (ex, ão); as crianças desenham ou colam
imagens que terminam com o o som seleccionado (ex.pião, sabão ).
Menina
Caprichosa
Era uma vez uma
menina muito divertida e brincalhona , mas era muito caprichosa. Os pais
davam-lhe tudo o que ela pedia. Um dia, o seu pai foi de viagem e perguntou:
Pai: Filha, vou
viajar. O que queres que te traga?
Menina: Boa,
papa. Traz-me uma boneca Condessa que mexa a cabeça.
E quando o pai
regressou da viagem trazia uma boneca condessa que mexia a cabeça (as crianças
abanam a cabeça).
Noutro dia, a
menina fez anos e disse-lhe a mãe:
Mãe: Filha, que
queres para os teus anos?
Menina: Deixa
ver… Já sei! Traz o boneco Zé que mexe o pé.
A mãe foi a
muitas lojas, e lá encontrou o boneco Zé que mexe o pé (as crianças mexem os
pés). E entregou o boneco à menina que muito divertida cantarolava:
Menina: Já
tenho a boneca Condessa que mexe a cabeça. Já tenho o boneco Zé que mexe o pé
(as crianças fazem os movimentos).
O avó vivia
numa aldeia e telefonou à menina e disse-lhe:
Avó: Vou agora
para aí. Que queres de presente?
Menina: Que bom!
Quero duas gatas que mexam as patas (as crianças abanam os braços).
O avó procurou
… procurou até que encontrou . Quando chegou mostrou o presente à menina que
exclamou:
Menina: Já
tenho a boneca Condessa que mexe a cabeça. Já tenho o boneco Zé que mexe o pé.
Já tenho duas gatas que mexem as patas (as crianças fazem os movimentos de
forma divertida).
Chegou o Natal,
a menina escreveu uma carta ao Pai Natal e pediu: uma cabeça de nabo que mexe o
rabo (as crianças fazem o movimento).
O Natal chegou
e a menina alegre gritou.
Menina: Já
tenho a boneca Condessa que mexe a cabeça. Já tenho o boneco Zé que mexe o pé.
Já tenho duas gatas que mexem as patas. Já tenho a cabeça de nabo que mexe o
rabo…. eh! eh! eh! eh! (refrão cada vez mais rápido).
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