Projeto: “NA NATUREZA NADA SE PERDE TUDO SE TRANSFORMA”
1 INTRODUÇÃO
A problemática ambiental insere-se como um tema da atualidade
em razão de ter passado a afetar todos os ângulos da vida humana. A
sustentabilidade e funcionamento da sociedade atual têm influenciado o ritmo
acelerado e uma cultura puramente consumista ao nosso cotidiano.
Diante da crescente complexidade e agravamento dos problemas
socioambientais, resultantes do sistema de vida atual, a Educação Ambiental
assume importante função, no sentido de possibilitar uma conscientização das
pessoas, provocando nestas uma mudança nos hábitos e atitudes em relação ao
modo como se relacionam com o meio ambiente.
Por ter como característica ser um processo dinâmico e contínuo,
a Educação Ambiental é uma prática transformadora que permite uma compreensão
das complexas relações entre natureza e sociedade. Por esse motivo, torna-se
indispensável sua incorporação em todos os níveis e modalidades do ensino
formal, a começar pela Educação Infantil, considerada a primeira etapa da
educação formal e básica, que tem por finalidade o desenvolvimento integral da
criança.
Nesse contexto, a Educação Infantil adquire uma importante
função, sobretudo, por ser um espaço de socialização, interação e intenso
aprendizado, além de seu aspecto indissociável entre o cuidar e o educar, onde
a criança tem a oportunidade de vivenciar experiências concretas e desenvolver
suas habilidades, aprendendo a conviver em grupo, a valorizar e respeitar desde
cedo o ambiente na qual está inserida e compreender as relações de
interdependência entre os diversos atores desse ambiente.
Assim, a prática de uma proposta em Educação Ambiental na
Educação Infantil tornar-se relevante, contribuindo para a formação de valores
indispensáveis para toda a vida. Acreditando nessa premissa foi pensado o
Projeto “NA NATUREZA NADA SE PERDE TUDO SE TRANSFORMA” para que as crianças da
Educação Infantil apropriem-se de uma consciência ambiental em relação ao
consumo de alimentos, evitando, ao máximo, o desperdício na hora do lanche,
além de agirem como “propagadores” dessa consciência ambiental, contribuindo
para a formação de cidadãos comprometidos com o meio no qual estão inseridos.
.
2 JUSTIFICATIVA
O Projeto foi pensado a partir do envolvimento da escola com
o tema Educação Ambiental que é desenvolvido proporcionando aos alunos uma
grande diversidade de experiências, o que gerou a necessidade de desenvolver um
trabalho adequado com as crianças da Educação Infantil.
As crianças quando entram na escola, através da Educação
Infantil, amplia o seu conhecimento de mundo e toma consciência desse “novo”
mundo de diversas maneiras em cada etapa do seu desenvolvimento. O contato com
o mundo permite a criança construir hipóteses e conhecimentos práticos sobre o
meio que a rodeia.
A partir dessas constatações pudemos perceber a relevância do
tema Educação Ambiental para as turmas da Educação Infantil a partir da
quantidade de resíduos deixados pelas após o lanche. Se quisermos cidadãos
conscientes no futuro temos que investir nas crianças hoje. E o quanto mais
cedo a criança ter contato com essa temática, mais informação ela vai
adquirindo ao longo do seu desenvolvimento e de sua formação plena.
A Educação Infantil tem em sua proposta curricular, como
eixos norteadores, as interações e brincadeiras que garantam experiências que:
Incentivem a curiosidade, a exploração, o encantamento, o
questionamento, a indagação e o conhecimento das crianças em relação ao mundo
físico e social, ao tempo e à natureza. Promovam a interação, o cuidado, a
preservação e o conhecimento da biodiversidade e da sustentabilidade da vida na
Terra, assim como o não desperdício dos recursos naturais. (Brasil, 2010, p.
26)
Pensando nisso criamos o Projeto “NA NATUREZA NADA SE PERDE
TUDO SE TRANSFORMA” para que aas crianças tivessem a oportunidade de pensar a
respeito de suas práticas diárias em sua alimentação e a partir desse eixo
ampliarem seu conhecimento de mundo. Aproveitando o espírito curioso das
crianças oferecer um projeto que possibilite o início da compreensão da
diversidade e dos diferentes papéis que as pessoas ocupam na sociedade.
O direcionamento feito na área de Natureza e Sociedade, visa
possibilitar a ampliação de experiências do aluno e a construção de
conhecimentos sobre o meio ambiente, seres vivos, recursos naturais, bem como
possibilidades de formar atitudes e reflexões sobre cidadania.
3 OBJETIVOS
3.1 objetivo geral:
·
Desenvolver a Educação Ambiental com base no
reaproveitamento alimentar.
3.2 objetivos específicos:
·
Sensibilizar as crianças para evitar o
desperdício na hora do lanche;
·
Trabalhar a Educação Ambiental desenvolvendo uma
boa alimentação;
·
Apresentar na prática receitas simples e ricas
em nutrientes.
4 Metodologia
O trabalho com projetos possibilita a integração de áreas do
conhecimento de forma interdisciplinar, propondo desafios, despertando
curiosidade e permitindo à criança confrontar suas hipóteses com o seu
conhecimento historicamente construído. Além de gerar possibilidades de
aprendizagens significativas e contextualizadas.
A criança como ser pensante elabora, questiona e é capaz de
construir o seu próprio conhecimento. Esta construção vai se processando à
medida que ela evolui, do ponto de vista biológica, psicológica e social.
Possibilitar um ambiente de aprendizagem diversificada e que
leve em consideração o ritmo e as necessidades de cada criança, requer um
planejamento cuidadoso.
A rotina na educação infantil pode ser facilitadora ou
cerceadora nos processos de desenvolvimento e aprendizagem. Rotinas rígidas e
inflexíveis desconsideram a criança, que precisa adaptar-se a ela e não
contrário, como deveria ser; desconsideram o adulto, tornando o seu trabalho
monótono, repetitivo e pouco participativo. (RCN’s, p. 73 – vol 1)
No processo de construção do conhecimento a interação entre
crianças é um momento muito importante. A primeira atividade do projeto é na
roda de Conversa partindo de uma situação concreta – o desperdício de alimentos
na hora do lanche, que se configura como uma questão relevante e significativa
a ser tratada pelo grupo.
Problematizando e levantando hipóteses a partir da sua
própria realidade. Construindo e reelaborando conhecimentos e conceitos a
partir do debate, do confronto de ideias das experiências e dos resultados da
pesquisa de campo.
O trabalho com o projeto permitirá a construção coletiva do
conhecimento.
Para responder às questões ou hipóteses levantadas, o grupo
precisará se organizar, definir as estratégias de ação, papéis, tarefas e
atividades. É importante que se criem situações em que os alunos tenham ativa
participação e que, por meio de diferentes recursos e atividades dentro e fora
da escola. (CASTRO, 1997, p. 49)
Após o levantamento das hipóteses das crianças iremos buscar
as informações em livros, revistas de Ciência para crianças, internet e
apresentando essas informações no Data Show de maneira dinâmica e lúdica. A
cada atividade feita a partir desses recursos serão feitos registros pelas
crianças para que mostrem e partilhem de seus aprendizados.
A utilização de recursos diversos permitirá a criança
perceber as várias possibilidades de buscar informações.
A partir das pesquisas as crianças irão aprender e fazer
receitas que utilizem ingredientes que antes iriam para o lixo, colocando em
prática os três R’s da Sustentabilidade – Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Como
exemplo será feito a torta de banana com a fruta bem madura e pão dormido. Será
uma maneira de mostrar as crianças uma receita saborosa em que elas irão por “a
mão na massa” e com materiais que, com certeza, ela já viu sendo jogados fora.
À medida que os trabalhos forem sendo desenvolvidos, as
noções, as ideias e conceitos iniciais serão confrontados com as novas
informações obtidas de modo que esses conceitos sejam revistos, criticados,
reinterpretados e reelaborados.
Como pesquisa de campo as crianças irão a uma feira livre
para poderem confrontar a teoria com a prática. Vendo um ambiente aonde o
desperdício é grande e sendo questionadas do que pode ser feito com aqueles
alimentos que estão sendo desperdiçados.
O projeto será finalizado com a compra de sementes para a
criação de uma horta que eles cuidarão e da confecção de uma mascote como
cuidadora da horta e representante do nosso projeto.
A partir de um tema significativo e relevante para o grupo,
pode-se desenvolver o conteúdo de diferentes disciplinas para melhor
compreendê-lo. Desse modo as crianças terão a oportunidade de perceber como os
acontecimentos são na realidade. E essa interação irá oferecer os instrumentos
para se atingir o conhecimentos global e complexo.
6 avaliação
A observação e o registro se constituem nos principais
instrumentos de que o professor dispõe para apoiar a sua prática. Por meio
deles pode-se registrar, contextualmente, os processos de aprendizagem das
crianças, a qualidade das interações estabelecidas com outras crianças.
A avaliação será um processo contínuo, através dos registros
da evolução da aprendizagem no decorrer do projeto que será feita através de um
Portifólio.
REFERÊNCIAS
BRASIL,
Ministério da Educação . Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil / Secretaria
de Educação Básica. – Brasília : MEC, SEB, 2010.
BASSEDAS, Eulália.
Et al. Aprender a ensinar na Educação
Infantil. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.
CASTRO, Elza Vidal de & MATOS, Maria do Carmo de,
elaboração. DALBEN, Angela I. L. F., colaboração. Reflexões sobre a prática pedagógica. Belo Horizonte, SEE/MG, 1997.
COLL, César Salvador. Aprendizagem
escolar e construção do conhecimento. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
DEMO, Pedro. Metodologia do conhecimento científico.
São Paulo: Atlas, 1999.
HOFFMANN, Jussara Maria Lerch. Avaliação na pré-escola: um olhar sensível e reflexisivo sobre a
criança. 12ª ed. Porto
Alegre: Mediação, 1996.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Biblioteca Central. Normas para apresentação de trabalhos.
2. ed. Curitiba: UFPR, 1992. v. 2.
ZABALA, Antoni. A
prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
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