“TUDO SOBRE MIM”
ELABORADO POR: CAMILA VILELA
JUSTIFICATIVA:
A construção da identidade é gradativa
e se dá por meio das interações sociais. Ora as crianças imitam o outro, ora
diferenciam-se dele. Para ajudar as crianças nesse processo faz-se necessário
criar situações nas quais elas se comuniquem e expressem desejos, desagrados,
necessidades, preferências e vontades.
Segundo o Referencial Curricular
Nacional para a Educação Infantil a identidade é um conceito do qual faz parte
a ideia de distinção, de uma marca de diferença entre as pessoas, a começar
pelo nome, seguido de todas as características físicas, de modos de agir e de
pensar e da história pessoal.
Consequentemente, o desenvolvimento da
autoestima se dá conforme a criança incorpora a afeição que os outros têm por
ela e a confiança da qual é alvo.
OBJETIVOS:
Um dos grandes objetivos da Educação Infantil é criar
condições para as crianças conhecerem, descobrirem e resignificarem novos
sentimentos, valores, ideias, costumes e papéis sociais.
Os objetivos
desse projeto são:
·
Desenvolver o
autoconhecimento;
·
Fortalecer a identidade;
·
Reconhecimento do nome;
·
Promover a imaginação;
·
Favorecer a identidade com
o uso de espelhos;
·
Reconhecer a própria
imagem e a dos colegas;
·
Trabalhar a autoestima;
·
Introjecção de limites;
·
Respeitar o outro;
·
Brincar com a própria
imagem;
·
Construir a imagem do
próprio corpo;
·
Explorar as relações inter
e intrapessoais, propiciando a construção e ampliação dos conhecimentos de cada
um sobre seu lugar no mundo;
·
Estimular a linguagem
oral;
·
Reconhecer a importância
da higiene corporal;
·
Estimular o
desenvolvimento da coordenação motora global e fina;
·
Favorecer o
desenvolvimento da autonomia;
·
Promover a socialização na
escola.
DURAÇÃO:
1º semestre do ano letivo.
DESENVOLVIMENTO:
O projeto desenvolver-se-á através de
atividades lúdicas voltadas para a construção e fortalecimento da identidade e
da consciência do “eu”.
ATIVIDADE 1
“NOSSA TURMA”
MATERIAL: fotos
das crianças tiradas nos primeiros dias de aula; pedaços de feltro em diversas
cores para as molduras.
OBJETIVO:
reconhecer a própria imagem; estimular a socialização.
DESENVOLVIMENTO: distribuo as fotos das crianças em um tapete no chão,
previamente emolduradas, e peço para que cada uma pegue a sua foto. Quando cada
criança estiver com a sua foto iremos colocar no painel da “NOSSA TURMA”. Cada
uma me entregará a foto e falaremos o nome de cada criança.
ATIVIDADE 2
“CAIXA DA IDENTIDADE”
MATERIAIS: caixas
de sapato forradas com feltro e decorada e fechada com velcro, um pedaço de
espelho e objetos das crianças.
OBJETIVOS: desenvolver
o autoconhecimento; promover a imaginação; brincar com a própria imagem.
DESENVOLVIMENTO: pedir aos pais enviem uma caixa de sapato da criança (vazia)
e cinco objetos pessoais das crianças: uma foto da criança com a família; uma
cópia da certidão de nascimento (reduzida); uma cópia do cartão de vacina
(apenas a parte da vacinação); um brinquedo que caiba na caixa e um paninho
usado pela criança. O importante é que a criança reconheça os seus objetos.
Reunir as crianças em círculo e entregar a cada uma a sua caixa, apenas com o
espelho colado dentro. Primeiro, pedir a elas que apenas a segurem. Vamos
comentar as diferenças entre elas. Dizer a elas que dentro da caixa tem algo
muito especial. Ao abri-las elas encontrarão as suas imagens refletidas nos
espelhos. A partir desse momento elas colocarão os seus objetos dentro das
respectivas caixas.
ATIVIDADE 3
“CADÊ MINHA FOTO?”
MATERIAIS: fotos
das crianças utilizadas no painel “NOSSA TURMA”.
OBJETIVOS:
reconhecer a própria imagem e a dos colegas.
DESENVOLVIMENTO: retirar todas as fotos do painel e esconder no parquinho,
previamente. Quando as crianças entrarem na sala, comentar: “Onde estão as
fotos do painel? Sumiram! Alguém viu? Não? Vamos procurar?”. Levar as crianças
para o parquinho e iniciar a procura.
ATIVIDADE 4
“EU ERA ASSIM... HOJE SOU ASSIM”
MATERIAIS:
fotos das crianças, uma de quando era bebê e outra atual, uma caixa decorada.
OBJETIVOS: fortalecer
a identidade das crianças; estimular a linguagem oral.
DESENVOLVIMENTO: dentro da caixa decorada colocar todas as fotos das crianças
de quando elas eram bebê. Com a professora irão ficar as fotos atuais. Reunir
as crianças e coloca-las sentadas no chão, em círculo. No centro da roda
colocar a caixa. Chamar uma criança e pedir a ela que retire uma foto da caixa
e entregar a professora. Mostrar a foto a todos e perguntar se eles sabem quem
é, se demorarem a perceber de quem se trata a professora irá mostrar a foto
atual para que eles falem o nome. Indagar as crianças a respeito das
semelhanças e diferenças entre as duas fotos. Cada criança terá a sua vez.
ATIVIDADE 5
“NOSSOS COMBINADOS”
MATERIAL: folha
de papel madeira, fotos do cotidiano das crianças na escola, canetas
hidrográficas.
OBJETIVO:
introjecção de limites; respeitar as regras; favorecer a convivência.
DESENVOLVIMENTO: com as crianças sentadas no chão e em círculo iniciar uma roda
de conversa a respeito de como é bom respeitar os outros, do que pode e do que
não pode em sala de aula. Perguntar se empurrar pode? Se bater pode? ... E
assim por diante. Depois de entendido o que pode e o que não pode montar um
painel com os combinados utilizando as fotos do cotidiano da turma para deixar
em exposição na sala de aula.
ATIVIDADE 6
“COISAS DA CAIXA”
MATERIAL: caixa
da identidade, fotos das crianças em família, folha de A4, giz de cera e
hidrocor.
OBJETIVOS:
explorar as relações inter e intrapessoais; estimular a linguagem oral.
DESENVOLVIMENTO: entregar a caixa da identidade a cada criança e pedir que cada
uma pegue a sua foto com a família e cada um fale da sua família, ou seja, das
pessoas que aparecem na foto. Distribuir folhas de A4, giz de cera, hidrocor
para que façam um belo desenho representando a família de cada uma.
ATIVIDADE
7
“ALMOFADA DAS EXPRESSÕES”
MATERIAL: uma
almofada feita de algodãozinho e feltro; sacola com as expressões para os olhos
e boca; um diário de observação.
OBJETIVOS:
favorecer o autoconhecimento das crianças; conscientização do “EU”.
DESENVOLVIMENTO: com a almofada em mãos, explicar as crianças que elas irão
levar a almofada para casa para passar um dia com elas. Cada criança levará por
vez a almofada e o diário de observação para casa. O diário servirá para que os
pais escrevam a respeito do comportamento da criança em relação à almofada.
ATIVIDADE 8
“A HISTÓRIA DO MEU NOME”
MATERIAL: folha
de A4 com umas perguntas para os pais; caixa decorada para colocar os nomes das
crianças; tapete do alfabeto; fichas com os nomes das crianças; lápis de cor;
atividade xerografada com o nome de cada criança para colorir.
OBJETIVOS:
promover a socialização; explorar a importância dos nomes; favorecer a
identidade; explorar a letra inicial de cada nome.
DESENVOLVIMENTO: enviar para os pais, previamente, perguntas a respeito da
escolha do nome da criança e o seu significado. Com as respostas em mãos
socializar com as crianças o significado de cada nome numa roda de conversa.
Pegar o tapete do alfabeto e entregar para cada criança uma ficha com o seu
nome com a letra inicial em destaque. A partir da ficha, a criança irá
identificar no tapete a sua letra inicial e para finalizar, numa folha
xerografada, ela irá pintar as letras iniciais de seus nomes.
ATIVIDADE 9
“MEU PESO E MINHA ALTURA”
MATERIAL: balança
para pesar, fita métrica para medir; papel madeira e hidrocor.
OBJETIVOS:
construir a imagem do próprio corpo; trabalhar a autoestima; fortalecer a
identidade; trabalhar conceitos matemáticos como: massa, medidas.
DESENVOLVIMENTO: iniciar a atividade explicando as crianças para que sirva
saber o peso e a altura de uma pessoa. Com a balança irá pesar cada criança e
com a fita métrica medi-las. Com os números em mãos será construído um painel
com o nome de cada criança e os seus dados – peso e altura. Terminado o painel
indagar as crianças a respeito de quem é o mais alto, ou o mais pesado... O
painel será exposto no Hall da Educação Infantil.
ATIVIDADE 10
“MINHAS PREFEREÊNCIAS”
MATERIAL: figuras
diversas, folhas de A4, lápis grafite e lápis de cor.
OBJETIVOS:
favorecer o desenvolvimento da autonomia das crianças.
DESENVOLVIMENTO: com as crianças sentadas em suas cadeiras entregar folhas de
A4, em branco, lápis grafite e lápis de cor. Explicar a eles que gostaria de
saber do que eles gostam: qual a sua fruta preferida, o filme que mais gosta,
onde gosta de passear... Para cada pergunta feita pedir a eles que desenhem a
resposta e pintem os desenhos. A professora ficará encarregada de escrever as
preferências.
ATIVIDADE 11
“MINHAS MARCAS, MINHAS PEGADAS”
MATERIAL: folha
de A3, avental para pintura, rolinho de pintura e tinta guache.
OBJETIVOS:
estimular o desenvolvimento da coordenação motora global e fina; construir a
imagem do próprio corpo; fortalecer a identidade.
DESENVOLVIMENTO: explicar a eles que irão fazer uma identidade. Porém para
quem, ainda, não sabem escrever usam as digitais. Mostrar a eles o que irão
fazer passando o rolinho na mão da professora e ela irá deixar a sua marca no
papel. Fazer isso com cada mãozinha e com cada pezinho.
ATIVIDADE 12
“MEU PANINHO... MEU CHEIRINHO”
MATERIAL: caixa
da identidade, paninho de dentro da caixa, um pouco do perfume usado pela
criança (pedido previamente aos pais).
OBJETIVOS:
favorecer o autoconhecimento; fortalecer a identidade; respeitar o outro.
DESENVOLVIMENTO: pedir que as crianças se sentassem no chão e em círculo.
Entregar a cada uma delas a sua caixa e pedir para que retirem o paninho que
está dentro. Em cada paninho será borrifado um pouco do “cheirinho” de cada um.
Após cada um cheirar o seu será pedido para que eles troquem um pouco os paninhos
entre si, para que assim possam sentir os cheiros uns dos outros, percebendo,
assim, as semelhanças e diferenças, mas entendendo que cada um tem o seu
“cheirinho”.
ATIVIDADE 13
“PRODUZIDOS PARA O BAILE À FANTASIA”
MATERIAL: espelho
de corpo inteiro, aparelho de som, CDs de músicas animadas, tecidos, fantasias
e maquiagem.
OBJETIVOS:
favorecer a construção da identidade com o uso de espelho.
DESENVOLVIMENTO: levar as crianças para a sala de balé (lugar onde tem um
espelho grande para que todas as crianças consigam se vir ao mesmo tempo).
Deixar as fantasias e tecidos à disposição delas. Começar a atividade avisando
que vai haver um grande baile à fantasia e, por isso, elas precisam colocar uma
roupa especial e se maquiarem. A professora fará a pintura no rosto de todas as
crianças. Quando todos estiverem prontos, colocar músicas animadas para começar
o baile. Depois de deixar as crianças dançarem livremente, conduzir a atividade
sugerindo que façam caretas em frente do espelho, dobrem os joelhos, levantem
os braços, expressem tristeza, balancem a cabeça e movimentem os tecidos que
seguram. Seria interessante que a professora se maquiasse e se fantasiasse para
curtir junto com as crianças.
OBS: essa atividade será o fechamento do PROJETO IDENTIDADE – “TUDO SOBRE MIM”
CONCLUSÃO:
Ao fim do Projeto as crianças levarão
para casa a Caixa da Identidade e um pequeno livro contando a sua história,
contendo:
·
Cópia da certidão de
nascimento;
·
Cópia do cartão de vacina;
·
História do nome e o seu
significado;
·
Desenho da minha fruta
preferida;
·
Desenho do filme que mais
gosta;
·
O que mais gosta de fazer;
·
Foto em família;
·
Foto de quando era bebê;
·
Foto atual;
·
Marca da mão;
·
Marca do pé;
·
Peso;
·
Altura;
·
Foto do baile à fantasia.
Muito Obrigada Rita, adorei seu material. Fico muito feliz que vc esteja gostando. Sempre que vc puder me envie materiais desse tipo. mais uma vez, obrigada!
ResponderExcluirAdorei o projeto...Bem rico em conteúdos e significados essenciais aos nossos alunos, com sua permissão vou utilizar com os meus :)
ResponderExcluirParabéns........
Fico muito feliz que tenha gostado!!! E pode ficar a vontade para usá-lo.
ExcluirMuitissímo interessante!!Obrigada pela publicação..
ResponderExcluirEu que agradeço pelo carinho!!!
ExcluirAdorei o projeto! Vou aplicar na minha turma.
ResponderExcluirBeijos!
Valeu Jô. Fico muito feliz que tenha gostado!
ExcluirBJS!!!
Parabéns! Tudo muito interessante!!bjosss
ResponderExcluirMuito obrigada pelo carinho!!!
ExcluirNOSSA ACHEI BEM LEGAL SEU PROJETO E PARABÉNS POR SER A DIFERENÇA NA EDUCAÇÃO. ACREDITO QUE SE DEU CERTO EM SUA SALA DE AULA NÃO TEM O PORQUE NÃO PASSAR SUAS EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS PARA QUE OUTROS POSSA USUFRUIR.......PARABÉNS MESMO POUCOS PROFESSORES TÊM ESSA VISÃO...
ResponderExcluirÉ muito gratificante perceber que não somos poucos! Temos muitos de nós, professores, tentando fazer a diferença Luciane. Muito obrigada pelo carinho e fico muito que feliz que de alguma maneira estou ajudando.
ExcluirMuito bom o seu projeto, super completo, Amei! Vou fazer com os meus pequeninos!
ResponderExcluirMuito obrigada por compartilhar...
Fico muito feliz que tenha gostado!!!
ExcluirParabéns pelo projeto, ele será de grande valia.
ResponderExcluirMuito obrigada, Fico feliz que tenha gostado!
ExcluirParabéns pelo projeto, ele é muito rico em informações e com a sua permissão vou reproduzir algumas idéias com os meus alunos.
ResponderExcluirEu é quem agradeço. Pode ficar à vontade!
ExcluirParabéns pelo projeto, ele é muito rico em informações e com a sua permissão vou reproduzir algumas idéias com os meus alunos.
ResponderExcluirEu é quem agradeço. Pode ficar à vontade!!! O objetivo é esse: compartilhar!!! Somos todos pela EDUCAÇÃO
ExcluirObrigada! parabéns!
ResponderExcluirEu é quem agradeço.
ExcluirMuito bom.. brigada pela riqueza de informações.
ResponderExcluirEu é quem agradeço!!!
ExcluirOlá! Amei esse projeto! Mas para qual faixa etária ele é dirigido?
ResponderExcluirOi. Qd eu fiz utilizei com a minha turma da época, que era crianças de 03 anos.
ExcluirNossa. Amei vou por em prática com os bebês de forma correspondente a faixa etária obrigada ❣️
ResponderExcluirEu é quem agradeço. O objetivo principal é compartilhar!
ExcluirBoa tarde camila Vilela, quero parabenizá-la pelo projeto. Quero pedir sua permissão oara pegar algumas ideias. Bjs
ExcluirBoa noite. Fico feliz que tenha gostado. O objetivo do blog é compartilhar.
ExcluirBeijos.
Muito rico seu projeto, parabéns!!! Amei
ResponderExcluirAmei o Projeto! Parabéns !
ResponderExcluirVou trabalhar com minha turminha!