segunda-feira, 29 de abril de 2013

PROJETO IDENTIDADE



“TUDO SOBRE MIM”
ELABORADO POR: CAMILA VILELA

JUSTIFICATIVA:
         A construção da identidade é gradativa e se dá por meio das interações sociais. Ora as crianças imitam o outro, ora diferenciam-se dele. Para ajudar as crianças nesse processo faz-se necessário criar situações nas quais elas se comuniquem e expressem desejos, desagrados, necessidades, preferências e vontades.
         Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil a identidade é um conceito do qual faz parte a ideia de distinção, de uma marca de diferença entre as pessoas, a começar pelo nome, seguido de todas as características físicas, de modos de agir e de pensar e da história pessoal.
         Consequentemente, o desenvolvimento da autoestima se dá conforme a criança incorpora a afeição que os outros têm por ela e a confiança da qual é alvo.


OBJETIVOS:
       Um dos grandes objetivos da Educação Infantil é criar condições para as crianças conhecerem, descobrirem e resignificarem novos sentimentos, valores, ideias, costumes e papéis sociais.
         Os objetivos desse projeto são:                                  
·         Desenvolver o autoconhecimento;
·         Fortalecer a identidade;
·         Reconhecimento do nome;
·         Promover a imaginação;
·         Favorecer a identidade com o uso de espelhos;
·         Reconhecer a própria imagem e a dos colegas;
·         Trabalhar a autoestima;
·         Introjecção de limites;
·         Respeitar o outro;
·         Brincar com a própria imagem;
·         Construir a imagem do próprio corpo;
·         Explorar as relações inter e intrapessoais, propiciando a construção e ampliação dos conhecimentos de cada um sobre seu lugar no mundo;
·         Estimular a linguagem oral;
·         Reconhecer a importância da higiene corporal;
·         Estimular o desenvolvimento da coordenação motora global e fina;
·         Favorecer o desenvolvimento da autonomia;
·         Promover a socialização na escola.


DURAÇÃO:
1º semestre do ano letivo.


DESENVOLVIMENTO:
         O projeto desenvolver-se-á através de atividades lúdicas voltadas para a construção e fortalecimento da identidade e da consciência do “eu”.


ATIVIDADE 1
“NOSSA TURMA”
MATERIAL: fotos das crianças tiradas nos primeiros dias de aula; pedaços de feltro em diversas cores para as molduras.
OBJETIVO: reconhecer a própria imagem; estimular a socialização.
DESENVOLVIMENTO: distribuo as fotos das crianças em um tapete no chão, previamente emolduradas, e peço para que cada uma pegue a sua foto. Quando cada criança estiver com a sua foto iremos colocar no painel da “NOSSA TURMA”. Cada uma me entregará a foto e falaremos o nome de cada criança.

ATIVIDADE 2
“CAIXA DA IDENTIDADE”
MATERIAIS: caixas de sapato forradas com feltro e decorada e fechada com velcro, um pedaço de espelho e objetos das crianças.
OBJETIVOS: desenvolver o autoconhecimento; promover a imaginação; brincar com a própria imagem.
DESENVOLVIMENTO: pedir aos pais enviem uma caixa de sapato da criança (vazia) e cinco objetos pessoais das crianças: uma foto da criança com a família; uma cópia da certidão de nascimento (reduzida); uma cópia do cartão de vacina (apenas a parte da vacinação); um brinquedo que caiba na caixa e um paninho usado pela criança. O importante é que a criança reconheça os seus objetos. Reunir as crianças em círculo e entregar a cada uma a sua caixa, apenas com o espelho colado dentro. Primeiro, pedir a elas que apenas a segurem. Vamos comentar as diferenças entre elas. Dizer a elas que dentro da caixa tem algo muito especial. Ao abri-las elas encontrarão as suas imagens refletidas nos espelhos. A partir desse momento elas colocarão os seus objetos dentro das respectivas caixas.


ATIVIDADE 3
“CADÊ MINHA FOTO?”
MATERIAIS: fotos das crianças utilizadas no painel “NOSSA TURMA”.
OBJETIVOS: reconhecer a própria imagem e a dos colegas.
DESENVOLVIMENTO: retirar todas as fotos do painel e esconder no parquinho, previamente. Quando as crianças entrarem na sala, comentar: “Onde estão as fotos do painel? Sumiram! Alguém viu? Não? Vamos procurar?”. Levar as crianças para o parquinho e iniciar a procura.



ATIVIDADE 4
“EU ERA ASSIM... HOJE SOU ASSIM”
MATERIAIS: fotos das crianças, uma de quando era bebê e outra atual, uma caixa decorada.
OBJETIVOS: fortalecer a identidade das crianças; estimular a linguagem oral.
DESENVOLVIMENTO: dentro da caixa decorada colocar todas as fotos das crianças de quando elas eram bebê. Com a professora irão ficar as fotos atuais. Reunir as crianças e coloca-las sentadas no chão, em círculo. No centro da roda colocar a caixa. Chamar uma criança e pedir a ela que retire uma foto da caixa e entregar a professora. Mostrar a foto a todos e perguntar se eles sabem quem é, se demorarem a perceber de quem se trata a professora irá mostrar a foto atual para que eles falem o nome. Indagar as crianças a respeito das semelhanças e diferenças entre as duas fotos. Cada criança terá a sua vez.


ATIVIDADE 5
“NOSSOS COMBINADOS”
MATERIAL: folha de papel madeira, fotos do cotidiano das crianças na escola, canetas hidrográficas.
OBJETIVO: introjecção de limites; respeitar as regras; favorecer a convivência.
DESENVOLVIMENTO: com as crianças sentadas no chão e em círculo iniciar uma roda de conversa a respeito de como é bom respeitar os outros, do que pode e do que não pode em sala de aula. Perguntar se empurrar pode? Se bater pode? ... E assim por diante. Depois de entendido o que pode e o que não pode montar um painel com os combinados utilizando as fotos do cotidiano da turma para deixar em exposição na sala de aula.


ATIVIDADE 6
“COISAS DA CAIXA”
MATERIAL: caixa da identidade, fotos das crianças em família, folha de A4, giz de cera e hidrocor.
OBJETIVOS: explorar as relações inter e intrapessoais; estimular a linguagem oral.
DESENVOLVIMENTO: entregar a caixa da identidade a cada criança e pedir que cada uma pegue a sua foto com a família e cada um fale da sua família, ou seja, das pessoas que aparecem na foto. Distribuir folhas de A4, giz de cera, hidrocor para que façam um belo desenho representando a família de cada uma.

  
 ATIVIDADE 7
“ALMOFADA DAS EXPRESSÕES”
MATERIAL: uma almofada feita de algodãozinho e feltro; sacola com as expressões para os olhos e boca; um diário de observação.
OBJETIVOS: favorecer o autoconhecimento das crianças; conscientização do “EU”.
DESENVOLVIMENTO: com a almofada em mãos, explicar as crianças que elas irão levar a almofada para casa para passar um dia com elas. Cada criança levará por vez a almofada e o diário de observação para casa. O diário servirá para que os pais escrevam a respeito do comportamento da criança em relação à almofada.


ATIVIDADE 8
“A HISTÓRIA DO MEU NOME”
MATERIAL: folha de A4 com umas perguntas para os pais; caixa decorada para colocar os nomes das crianças; tapete do alfabeto; fichas com os nomes das crianças; lápis de cor; atividade xerografada com o nome de cada criança para colorir.
OBJETIVOS: promover a socialização; explorar a importância dos nomes; favorecer a identidade; explorar a letra inicial de cada nome.
DESENVOLVIMENTO: enviar para os pais, previamente, perguntas a respeito da escolha do nome da criança e o seu significado. Com as respostas em mãos socializar com as crianças o significado de cada nome numa roda de conversa. Pegar o tapete do alfabeto e entregar para cada criança uma ficha com o seu nome com a letra inicial em destaque. A partir da ficha, a criança irá identificar no tapete a sua letra inicial e para finalizar, numa folha xerografada, ela irá pintar as letras iniciais de seus nomes.


ATIVIDADE 9
“MEU PESO E MINHA ALTURA”
MATERIAL: balança para pesar, fita métrica para medir; papel madeira e hidrocor.
OBJETIVOS: construir a imagem do próprio corpo; trabalhar a autoestima; fortalecer a identidade; trabalhar conceitos matemáticos como: massa, medidas.
DESENVOLVIMENTO: iniciar a atividade explicando as crianças para que sirva saber o peso e a altura de uma pessoa. Com a balança irá pesar cada criança e com a fita métrica medi-las. Com os números em mãos será construído um painel com o nome de cada criança e os seus dados – peso e altura. Terminado o painel indagar as crianças a respeito de quem é o mais alto, ou o mais pesado... O painel será exposto no Hall da Educação Infantil.


ATIVIDADE 10
“MINHAS PREFEREÊNCIAS”
MATERIAL: figuras diversas, folhas de A4, lápis grafite e lápis de cor.
OBJETIVOS: favorecer o desenvolvimento da autonomia das crianças.
DESENVOLVIMENTO: com as crianças sentadas em suas cadeiras entregar folhas de A4, em branco, lápis grafite e lápis de cor. Explicar a eles que gostaria de saber do que eles gostam: qual a sua fruta preferida, o filme que mais gosta, onde gosta de passear... Para cada pergunta feita pedir a eles que desenhem a resposta e pintem os desenhos. A professora ficará encarregada de escrever as preferências.


ATIVIDADE 11
“MINHAS MARCAS, MINHAS PEGADAS”
MATERIAL: folha de A3, avental para pintura, rolinho de pintura e tinta guache.
OBJETIVOS: estimular o desenvolvimento da coordenação motora global e fina; construir a imagem do próprio corpo; fortalecer a identidade.
DESENVOLVIMENTO: explicar a eles que irão fazer uma identidade. Porém para quem, ainda, não sabem escrever usam as digitais. Mostrar a eles o que irão fazer passando o rolinho na mão da professora e ela irá deixar a sua marca no papel. Fazer isso com cada mãozinha e com cada pezinho.


ATIVIDADE 12
“MEU PANINHO... MEU CHEIRINHO”
MATERIAL: caixa da identidade, paninho de dentro da caixa, um pouco do perfume usado pela criança (pedido previamente aos pais).
OBJETIVOS: favorecer o autoconhecimento; fortalecer a identidade; respeitar o outro.
DESENVOLVIMENTO: pedir que as crianças se sentassem no chão e em círculo. Entregar a cada uma delas a sua caixa e pedir para que retirem o paninho que está dentro. Em cada paninho será borrifado um pouco do “cheirinho” de cada um. Após cada um cheirar o seu será pedido para que eles troquem um pouco os paninhos entre si, para que assim possam sentir os cheiros uns dos outros, percebendo, assim, as semelhanças e diferenças, mas entendendo que cada um tem o seu “cheirinho”.


ATIVIDADE 13
“PRODUZIDOS PARA O BAILE À FANTASIA”
MATERIAL: espelho de corpo inteiro, aparelho de som, CDs de músicas animadas, tecidos, fantasias e maquiagem.
OBJETIVOS: favorecer a construção da identidade com o uso de espelho.
DESENVOLVIMENTO: levar as crianças para a sala de balé (lugar onde tem um espelho grande para que todas as crianças consigam se vir ao mesmo tempo). Deixar as fantasias e tecidos à disposição delas. Começar a atividade avisando que vai haver um grande baile à fantasia e, por isso, elas precisam colocar uma roupa especial e se maquiarem. A professora fará a pintura no rosto de todas as crianças. Quando todos estiverem prontos, colocar músicas animadas para começar o baile. Depois de deixar as crianças dançarem livremente, conduzir a atividade sugerindo que façam caretas em frente do espelho, dobrem os joelhos, levantem os braços, expressem tristeza, balancem a cabeça e movimentem os tecidos que seguram. Seria interessante que a professora se maquiasse e se fantasiasse para curtir junto com as crianças.
OBS: essa atividade será o fechamento  do PROJETO IDENTIDADE – “TUDO SOBRE MIM”

CONCLUSÃO:
         Ao fim do Projeto as crianças levarão para casa a Caixa da Identidade e um pequeno livro contando a sua história, contendo:
·         Cópia da certidão de nascimento;
·         Cópia do cartão de vacina;
·         História do nome e o seu significado;
·         Desenho da minha fruta preferida;
·         Desenho do filme que mais gosta;
·         O que mais gosta de fazer;
·         Foto em família;
·         Foto de quando era bebê;
·         Foto atual;
·         Marca da mão;
·         Marca do pé;
·         Peso;
·         Altura;
·         Foto do baile à fantasia.









14 comentários:

  1. Respostas
    1. Muito Obrigada Rita, adorei seu material. Fico muito feliz que vc esteja gostando. Sempre que vc puder me envie materiais desse tipo. mais uma vez, obrigada!

      Excluir
  2. Adorei o projeto...Bem rico em conteúdos e significados essenciais aos nossos alunos, com sua permissão vou utilizar com os meus :)
    Parabéns........

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha gostado!!! E pode ficar a vontade para usá-lo.

      Excluir
  3. Muitissímo interessante!!Obrigada pela publicação..

    ResponderExcluir
  4. Adorei o projeto! Vou aplicar na minha turma.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Jô. Fico muito feliz que tenha gostado!
      BJS!!!

      Excluir
  5. Parabéns! Tudo muito interessante!!bjosss

    ResponderExcluir
  6. NOSSA ACHEI BEM LEGAL SEU PROJETO E PARABÉNS POR SER A DIFERENÇA NA EDUCAÇÃO. ACREDITO QUE SE DEU CERTO EM SUA SALA DE AULA NÃO TEM O PORQUE NÃO PASSAR SUAS EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS PARA QUE OUTROS POSSA USUFRUIR.......PARABÉNS MESMO POUCOS PROFESSORES TÊM ESSA VISÃO...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito gratificante perceber que não somos poucos! Temos muitos de nós, professores, tentando fazer a diferença Luciane. Muito obrigada pelo carinho e fico muito que feliz que de alguma maneira estou ajudando.

      Excluir
  7. Muito bom o seu projeto, super completo, Amei! Vou fazer com os meus pequeninos!
    Muito obrigada por compartilhar...

    ResponderExcluir