PROJETO
DE TRABALHO PARA A MOSTRA CULTURAL
“TODAS AS CRIANÇAS EM UM SÓ UNIVERSO”
ELABORADO POR: CAMILA VILELA
TEMA: “UMA HISTÓRIA PARA
CONTAR”
TÍTULO: “TODAS AS CRIANÇAS EM UM SÓ
UNIVERSO”
DURAÇÃO: ABRIL A OUTUBRO
PROFESSORA: CAMILA VILELA
SÉRIE: NÍVEL I TURMA: B
APRESENTAÇÃO
As
crianças, desde muito pequenas, se interessam por temas relacionados aos
fenômenos naturais e sociais que as cercam como, por exemplo, animais, flores,
índios, bichos de jardim, chuva, sol, vestimentas, tempestades, etc.
O educar precisa garantir uma ação educativa
consistente, já que é nos primeiros anos de vida que se instala de forma
marcante a relação da criança com o conhecimento. Nesse sentido, desde cedo a
criança deve apropriar-se do conjunto de informações próprio da sua cultura,
ampliando seus conhecimentos e suas experiências.
Segundo Vygotsky (1984) para que possa haver
desenvolvimento é necessário que se produza uma série de aprendizagens, as
quais de certo modo, são uma condição prévia. É a aprendizagem com a interação
com as outras pessoas que nos dá a possibilidade de avançar em nosso
desenvolvimento psicológico.
A criança pequena aprende, entre outras, através
da: experiência com os objetos e da experiência com situações.
Pensando nisso está sendo apresentado o projeto: “Todas
as crianças em um só Universo!”. Em que o tema Universo servirá de eixo
articulador entre os conteúdos dados em sala e o Projeto de Leitura.
JUSTIFICATIVA:
A partir do tema geral proposto a
escolha do projeto justifica-se por ser um tema atraente para as crianças e
muito rico em situações que envolva a possibilidade de uma aprendizagem
significativa.
Segundo o Referencial Curricular Nacional para a
Educação Infantil (BRASIL, 1998), encontramos em diversas instituições
propostas de trabalho relacionadas aos conhecimentos sobre natureza e sociedade
de uma forma equivocada. Esse tema ainda é abordado por meio de desenhos xerografados,
comemorações de festas do calendário nacional (Dia do Soldado, Dia do Índio,
Páscoa, etc.), transmissão de certas noções relacionadas aos seres vivos e ao
corpo humano, ou noções relacionadas à higiene e saúde.
Todas essas
práticas descontextualizadas e preestabelecidas pelo professor desconsideram o
conhecimento, as ideias e os interesses que as crianças possuem, tornando esses
conteúdos sem significado e sentido para elas.
O trabalho com os
conhecimentos derivados das Ciências Humanas e Naturais, segundo o Referencial
Curricular Nacional:
Deve ser voltado para a
ampliação das experiências das crianças e para a construção de conhecimentos
diversificados sobre o meio social e natural. Nesse sentido, refere-se à
pluralidade de fenômenos e acontecimentos – físicos, biológicos, geográficos,
históricos e culturais -, ao conhecimento da diversidade de formas de explicar
e representar o mundo, ao contato com as explicações científicas e à
possibilidade de conhecer e construir novas formas de pensar sobre os eventos
que as cercam. (BRASIL, 1998, p.166).
É fundamental que elas sejam instigadas a
investigarem esses fenômenos para que possam compreendê-los e tenham acesso aos
conhecimentos sobre o mundo social e natural. Além de permitir as crianças se
comunicarem e se expressarem construindo, assim, o seu próprio aprendizado a
partir de processos significativos.
OBJETIVOS GERAIS:
Através
de o projeto aguçar o interesse das crianças pelo tema Universo, estimulando a
imaginação e despertando a curiosidade delas em relação aos mistérios do céu e
do espaço.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
Estimular a curiosidade pelo Universo;
·
Evidenciar diferenças entre dia e a noite;
·
Identificar e nomear os elementos do céu e do
espaço;
·
Conhecer histórias que falem do Universo e de seus
elementos;
·
Entender a importância do nosso Planeta Terra.
·
Favorecer um conhecimento amplo e mais complexo;
·
Trabalhar e estimular a oralidade;
·
Enriquecer o vocabulário;
·
Permitir reconhecer as diferenças;
·
Trabalhar a noção de quantidade e de grandeza;
·
Desenvolver habilidades criativas;
·
Desenvolver habilidades de observar, comparar e
classificar;
·
Concretizar experiências.
CONTEÚDOS:
·
Sistema solar (sol, lua, planetas, estrelas e
cometas);
·
O dia e a noite;
·
Curiosidades sobre o Universo;
·
Fenômenos da natureza;
·
Ação do Sol sobre a vida na Terra.
ESTRATÉGIAS:
·
Apreciação de filmes, vídeos e imagens à temática
do Projeto;
·
Conversas informais sobre o tema através de rodas
de conversas;
·
Leitura de textos informativos e de curiosidades
sobre o tema;
·
Contação de histórias;
·
Confecções de murais e de bonecos mascotes do
Projeto;
·
Produção
de textos coletivos;
·
Listagens
de palavras relativas ao Projeto;
·
Exploração
de gravuras relacionadas ao tema;
·
Realização
de experiências: observação de planetas através de um planetário
representativo, experiência com um globo terrestre e lanterna;
·
Culminância
do Projeto.
LITERATURA
TRABALHADA:
·
A
história de tudo. Neal Layton. Ed. Companhia das Letrinhas;
·
Coleção
criança Curiosa – O Espaço. Ed. Salamandra;
·
Coleção
Criança Curiosa – O Planeta Terra. Ed. Salamandra;
·
O
nascimento da lua. Coby Hol. Ed. Brinque Book;
·
Qual o
sabor da lua? Michael Grejniec. Ed. Brinque Book;
·
Como
pegar uma estrela. Oliver Jeffers. Ed. Salamandra;
·
Uma
festa no céu. Wilson Freire. Edições Bagaço.
FILME
UTILIZADO:
·
Wall-e
da Disney-Pixar.
VÍDEOS
UTILIZADOS:
·
A
grande viagem ao Espaço;
·
Luan,
o cometinha;
·
A
Terra é azul;
·
O
sistema solar para a Educação Infantil;
·
De
onde vem o dia e a noite;
·
Doki
descobre o dia e a noite;
·
Doki
descobre as fases da lua;
·
Doki
descobre o espaço.
CULMINÂNCIA:
Uma apresentação musical no auditório
para a Mostra Cultural 2013 no dia 04 de outubro, com a música: Lindo balão
Azul de Guilherme Arantes, cantada pelo Balão Mágico.
REFERÊNCIAS:
BRASIL.
Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial
Curricular Nacional para a Educação Infantil. Ministério da Educação e do
Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, v.3, 1998.
Nenhum comentário:
Postar um comentário