segunda-feira, 29 de abril de 2013

PROJETO UNIVERSO





PROJETO DE TRABALHO PARA A MOSTRA CULTURAL


“TODAS AS CRIANÇAS EM UM SÓ UNIVERSO”
ELABORADO POR: CAMILA VILELA

 


TEMA: “UMA HISTÓRIA PARA CONTAR”
TÍTULO: “TODAS AS CRIANÇAS EM UM SÓ UNIVERSO”
DURAÇÃO: ABRIL A OUTUBRO
PROFESSORA: CAMILA VILELA
SÉRIE: NÍVEL I       TURMA: B


APRESENTAÇÃO

 As crianças, desde muito pequenas, se interessam por temas relacionados aos fenômenos naturais e sociais que as cercam como, por exemplo, animais, flores, índios, bichos de jardim, chuva, sol, vestimentas, tempestades, etc.
O educar precisa garantir uma ação educativa consistente, já que é nos primeiros anos de vida que se instala de forma marcante a relação da criança com o conhecimento. Nesse sentido, desde cedo a criança deve apropriar-se do conjunto de informações próprio da sua cultura, ampliando seus conhecimentos e suas experiências.
Segundo Vygotsky (1984) para que possa haver desenvolvimento é necessário que se produza uma série de aprendizagens, as quais de certo modo, são uma condição prévia. É a aprendizagem com a interação com as outras pessoas que nos dá a possibilidade de avançar em nosso desenvolvimento psicológico.
A criança pequena aprende, entre outras, através da: experiência com os objetos e da experiência com situações.
Pensando nisso está sendo apresentado o projeto: “Todas as crianças em um só Universo!”. Em que o tema Universo servirá de eixo articulador entre os conteúdos dados em sala e o Projeto de Leitura.

JUSTIFICATIVA:

         A partir do tema geral proposto a escolha do projeto justifica-se por ser um tema atraente para as crianças e muito rico em situações que envolva a possibilidade de uma aprendizagem significativa.
          Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (BRASIL, 1998), encontramos em diversas instituições propostas de trabalho relacionadas aos conhecimentos sobre natureza e sociedade de uma forma equivocada. Esse tema ainda é abordado por meio de desenhos xerografados, comemorações de festas do calendário nacional (Dia do Soldado, Dia do Índio, Páscoa, etc.), transmissão de certas noções relacionadas aos seres vivos e ao corpo humano, ou noções relacionadas à higiene e saúde.
Todas essas práticas descontextualizadas e preestabelecidas pelo professor desconsideram o conhecimento, as ideias e os interesses que as crianças possuem, tornando esses conteúdos sem significado e sentido para elas.
O trabalho com os conhecimentos derivados das Ciências Humanas e Naturais, segundo o Referencial Curricular Nacional:

Deve ser voltado para a ampliação das experiências das crianças e para a construção de conhecimentos diversificados sobre o meio social e natural. Nesse sentido, refere-se à pluralidade de fenômenos e acontecimentos – físicos, biológicos, geográficos, históricos e culturais -, ao conhecimento da diversidade de formas de explicar e representar o mundo, ao contato com as explicações científicas e à possibilidade de conhecer e construir novas formas de pensar sobre os eventos que as cercam. (BRASIL, 1998, p.166).

          É fundamental que elas sejam instigadas a investigarem esses fenômenos para que possam compreendê-los e tenham acesso aos conhecimentos sobre o mundo social e natural. Além de permitir as crianças se comunicarem e se expressarem construindo, assim, o seu próprio aprendizado a partir de processos significativos.

OBJETIVOS GERAIS:

         Através de o projeto aguçar o interesse das crianças pelo tema Universo, estimulando a imaginação e despertando a curiosidade delas em relação aos mistérios do céu e do espaço.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

·         Estimular a curiosidade pelo Universo;
·         Evidenciar diferenças entre dia e a noite;
·         Identificar e nomear os elementos do céu e do espaço;
·         Conhecer histórias que falem do Universo e de seus elementos;
·         Entender a importância do nosso Planeta Terra.
·         Favorecer um conhecimento amplo e mais complexo;
·         Trabalhar e estimular a oralidade;
·         Enriquecer o vocabulário;
·         Permitir reconhecer as diferenças;
·         Trabalhar a noção de quantidade e de grandeza;
·         Desenvolver habilidades criativas;
·         Desenvolver habilidades de observar, comparar e classificar;
·         Concretizar experiências.

CONTEÚDOS:

·         Sistema solar (sol, lua, planetas, estrelas e cometas);
·         O dia e a noite;
·         Curiosidades sobre o Universo;
·         Fenômenos da natureza;
·         Ação do Sol sobre a vida na Terra.

ESTRATÉGIAS:

·         Apreciação de filmes, vídeos e imagens à temática do Projeto;
·         Conversas informais sobre o tema através de rodas de conversas;
·         Leitura de textos informativos e de curiosidades sobre o tema;
·         Contação de histórias;
·         Confecções de murais e de bonecos mascotes do Projeto;
·         Produção de textos coletivos;
·         Listagens de palavras relativas ao Projeto;
·         Exploração de gravuras relacionadas ao tema;
·         Realização de experiências: observação de planetas através de um planetário representativo, experiência com um globo terrestre e lanterna;
·         Culminância do Projeto.

LITERATURA TRABALHADA:

·         A história de tudo. Neal Layton. Ed. Companhia das Letrinhas;
·         Coleção criança Curiosa – O Espaço. Ed. Salamandra;
·         Coleção Criança Curiosa – O Planeta Terra. Ed. Salamandra;
·         O nascimento da lua. Coby Hol. Ed. Brinque Book;
·         Qual o sabor da lua? Michael Grejniec. Ed. Brinque Book;
·         Como pegar uma estrela. Oliver Jeffers. Ed. Salamandra;
·         Uma festa no céu. Wilson Freire. Edições Bagaço.

FILME UTILIZADO:

·         Wall-e da Disney-Pixar.

VÍDEOS UTILIZADOS:

·         A grande viagem ao Espaço;
·         Luan, o cometinha;
·         A Terra é azul;
·         O sistema solar para a Educação Infantil;
·         De onde vem o dia e a noite;
·         Doki descobre o dia e a noite;
·         Doki descobre as fases da lua;
·         Doki descobre o espaço.

CULMINÂNCIA:

         Uma apresentação musical no auditório para a Mostra Cultural 2013 no dia 04 de outubro, com a música: Lindo balão Azul de Guilherme Arantes, cantada pelo Balão Mágico.
      
REFERÊNCIAS:

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, v.3, 1998.

Nenhum comentário:

Postar um comentário