Reggio Emilia e a valorização da primeira infância
A primeira vez que ouvi falar sobre Reggio Emilia (uma cidade de 168 mil habitantes localizada no norte da Itália) foi em 2008, em um grupo de estudos formado por educadores que se debruçava sobre a leitura do livro “As cem linguagens da criança”, que apresenta o projeto educacional desenvolvido naquela comunidade. O objetivo da abordagem educacional lá desenvolvida é, segundo seus educadores, criar uma criança protagonista, investigadora, capaz de descobrir os significados das novas relações e de perceber os poderes de seus pensamentos por meio da síntese de todas as linguagens: expressivas, comunicativas e cognitivas.
Conhecer a prática de valorização da infância tão presente em Reggio só fez aguçar ainda mais meu interesse pelo assunto. Minhas leituras sobre o tema continuaram e, com elas, veio o desejo de conhecer de perto esse trabalho tão fascinante.
Esse sonho ficou adormecido por alguns anos até que, em maio de 2012, juntei-me a um grupo 250 apaixonados pela Educação e voamos até a Itália na busca de troca de experiências pedagógicas e de conhecer um pouco mais sobre a abordagem utilizada nas escolas Reggianas.
Foi uma semana mágica e cheia de descobertas! Os estudos aconteceram no Centro Internacional Loris Malaguzzi, cujo nome foi dado em homenagem ao idealizador da proposta educacional seguida pelas escolas da comunidade. Foram muitas palestras e apresentações de projetos, mas o que mais nos tocou e nos deixou boquiabertas foram as visitas às escolas. Nelas, pudemos conhecer professoras e coordenadoras locais e perceber que todo o ambiente escolar é permeado pelas criações das crianças; ambiente no qual imperam a preocupação estética e a organização; ambientes cheios de luz, cores, sons e perfumes.
Impossível não se comover. Impossível não se inspirar. Foram muitas descobertas que possibilitaram meu crescimento e aprimoramento profissional e o desejo de aprender cada vez mais sobre como transformar nossa realidade inspirada em uma prática educativa tão bem sucedida.
Anáile Abrahão
Ao longo desse mês, postaremos uma série de textos e dicas sobre a Abordagem Reggio Emilia para a Educação Infantil. Aguardem!
Quer saber mais?
“As cem linguagens da criança” _ Carolyn Edwards, Lella Gandini e George Forman _ Editora Artmed
“`A procura da dimensão perdida” _ Giordana Rabitti _ Editora Artmed
Nenhum comentário:
Postar um comentário